Preservação X Degradação

                                     PRESERVAÇÃO X DEGRADAÇÃO

    A degradação do meio ambiente é um fator que contribui para as alterações no ecossistema e ameaça a vida de espécimes animais e vegetais no planeta. Normalmente, associa-se esse problema à ação do homem sobre a natureza, através da poluição, ou também por causas naturais, como superaquecimento ou desastres, por exemplo, deslizamentos, enchentes e incêndios. Para corrigir os estragos, os órgãos públicos costumam gastar centenas de bilhões de reais todos os anos para processos de purificação da água, na coleta e destinação correta do lixo e na fertilização de solo.

     Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento sustentável, este é o objetivo da Brigada Voluntaria Brasileira através das ações que garantam a sustentabilidade ambiental que consiste na manutenção das medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.

      A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente. E como fazer isso?  Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles tenham longevidade, ou seja, se mantenham para o futuro.

      Nessa linha, a Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis.

     Garantir a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) através de cada indivíduo, conscientizando-o, para que se torne uma ferramenta eficaz na conservação do nosso patrimônio biológico.

      Sustentabilidade ambiental é uma característica que assume toda pessoa ou instituição que se importa com a continuidade da vida no planeta.  Ao desmatar ou extinguir algum espécime na natureza, interferimos de forma extremamente negativa no ciclo da vida. “Manter as florestas em pé é o nosso passaporte para o futuro, é uma saída para amenizar os efeitos severos da degradação ambiental".