Missão na Região Serrana do RJ

                               TRAGÉDIA NA REGIÃO SERRANA

     Entre 11 e 12 de janeiro de 2011, uma sequência de chuvas fortes atingiram a região serrana do Rio de Janeiro e causou uma grande enxurrada e vários deslizamentos de terra na região. A Brigada Voluntária Brasileira, em duas viaturas mobilizou uma parte de seu efetivo e deslocou-se para Friburgo (12/01) onde ajudou na remoção diversos moradores atingidos pelo sinistro e muitas outras em situação de risco.   Os municípios mais afetados foram Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim na Região Serrana, e Areal na Região Centro-Sul do estado. Além destes, também foram afetados os municípios: Santa Maria Madalena, Sapucaia, Paraíba do Sul, São Sebastião do Alto, Três Rios, Cordeiro, Carmo, Macuco, Cantagalo.

       Além das enchentes, registraram-se deslizamentos de terra, soterramento de casas e casos de leptospirose. O desastre provocou 905 mortes em sete cidades, afetando mais de 300 mil pessoas. A tragédia na região serrana do Rio de Janeiro é considerada um dos dez maiores deslizamentos do mundo registrados desde 1900.

      Segundo o INPE o que ocasionou esse sistema meteorológico foi a Zona de Convergência do Atlântico Sul, em dois dias a estação do INMET registrou 166 mm de chuva em Nova Friburgo, mais de 70% do valor histórico registrado para o mês.

      De acordo com o Relatório Avaliação de Perdas e Danos: inundações e deslizamentos na Região Serrana do Rio de Janeiro, janeiro de 2011, elaborado pelo Banco Mundial, este desastre é considerado o pior desastre brasileiro em termos de danos humanos. As perdas e danos totais foram estimados em 4,8 bilhões de reais.

Municípios que decretaram Estado de Calamidade Pública:​

Imagens Catastróficas da Região Serrana

​​​​​​​​​​​​​​

Obs: todas as ilustrações são oriundas da Internet, até o momento não conseguimos recuperar imagens da BVB em ação, pedimos aos brigadistas que participaram da missão que nos ajude a reconstituir a história nos fornecendo elementos gráficos.