Evento de Air-soft

Neste domingo, 05/05/2019, ocorreu nas instalações da Brigada Voluntária Brasileira um torneio de Airsoft, Modalidade Skirmish, onde reuniram-se diversos praticantes do Esporte de todo Estado do Rio de Janeiro.

​​​​​​​​

​​ 

​​

INFORMAÇÕES SOBRE O AIRSOFT

O Airsoft é um esporte de simulação de combates de guerra, chegou ao Brasil no ano de 2003 e reúne um número de pessoas interessadas cada vez maior. Os membros das equipes se vestem com uniformes militares e atiram nos adversários em busca de objetivos.

As armas são muito semelhantes às reais, o que muda é a munição. Além da diversão, o Airsoft desenvolve nos praticantes várias qualidades físicas e intelectuais, como aumento da coordenação motora e raciocínio lógico.

Estrutura e regras do jogo:

A base do Airsoft é a divisão de equipes. Os jogadores são distribuídos em times com número indefinido de participantes, e cada time tem um objetivo previamente determinado: a eliminação da equipe rival ou de um membro assinalado, a captura de um objeto, entre outros.

Ao contrário do Paintball, a munição não pinta o oponente. Para que o jogo funcione, o atingido tem que ser honesto, admitir o tiro que levou e sair da partida, reforçando assim o conceito de fair play — o jogo limpo.

Lembrando que existem algumas peculiaridades no esporte, que variam exclusivamente de acordo com o modo ou estilo de jogo que está sendo aplicado em uma determinada partida. Por essa razão, ressaltamos que o jogador (ou operador) saiba exatamente o tipo de partida que está acontecendo antes de entrar no campo.

Modalidade Skirmish - Para quem joga a modalidade Skirmish, por exemplo, não há um objetivo próprio na partida. Tudo se resume na eliminação dos inimigos, que normalmente acontece com um pequeno grupo de participantes, em um local de tamanho reduzido e com um curto período de tempo preestabelecido.

Tudo isso faz com que a atividade se torne mais simples e com mais ação. O que é excelente para o perfil de jogador que busca mais intensidade e adrenalina, sem se preocupar com a monotonia e longas horas de uma partida convencional.

Modalidade MilSim - Entretanto, para quem joga MilSim — Simulação Militar, em uma tradução livre —, tudo muda de figura. Aqui o realismo toma conta. O número de participantes tende a ser elevado e o tamanho do campo e da operação tende a ganhar grandes proporções.

O limite de tempo é altíssimo (muitas dessas partidas podem durar um dia inteiro), há um objetivo previamente acordado com todos os participantes e as regras costumam ser maiores. A inclusão de papéis também costuma fazer parte, onde um esquadrão pode ser dividido com médicos, francos atiradores, entre outras especializações de campo.

Legislação:

A legislação brasileira não é clara a respeito de qual seria o ambiente ideal para a prática do Airsoft. Por conta disso, existe um grande número de dúvidas, principalmente entre os iniciantes. O local pode ser natural, como matas fechadas, florestas, trilhas, etc. Nessas áreas, os jogadores devem estar preparados para todo tipo de situação imprevista.

Também há a possibilidade de praticar o Airsoft em instalações urbanas: galpões, fábricas e prédios abandonados, entre outros. Esses, ambientes oferecem muitas possibilidades de esconderijo.

Lembrando que a legislação brasileira implica que os participantes devem ter obrigatoriamente 18 anos de idade, no mínimo. A quebra dessa lei implica em sanções legais para os responsáveis do jogo e para os responsáveis do campo em que a atividade está sendo desenvolvida.

O mesmo vale para quem deseja comprar uma AEG ou outro equipamento semelhante — somente maiores de idade poderão realizar a compra. Lembrando que as armas de Airsoft que utilizam pressão a gás (as famosas blowbacks) necessitam do Certificado de Registro e Guia de Tráfego emitido pelo Exército.

Os equipamentos elétricos e a mola não precisam desse certificado e nem da guia de tráfego, podendo o indivíduo maior de idade transitar com seu material, desde que esteja com a nota fiscal presente. Essa nota fiscal é a única maneira de garantir que os produtos são de origem lícita e, portanto, seu porte é imprescindível.

Por fim, a legislação implica que todas as armas de Airsoft devem, obrigatoriamente, ter uma ponteira laranja fluorescente ou vermelho vivo para que a distinção com armas de fogo seja feita de maneira imediata, ficando terminantemente proibida a pintura posterior dessas regiões do equipamento.

 Equipamentos de segurança:

A prática segura do Airsoft depende dos equipamentos. Além da vestimenta para caracterizar o jogo, alguns itens são fundamentais:

•             armas: pistolas, metralhadoras e rifles movidos a bateria ou ar comprimido. Seu alcance pode variar de 20 a 80 metros, em média;

•             munição: esferas de plástico de seis milímetros de diâmetro, conhecidas como BB;

•             óculos: proteção fundamental, pois a “bala” pode cegar, caso atinja os olhos. Existem alguns tipos de óculos apropriados para o Airsoft. Caso você escolha um modelo fora do padrão, dê um tiro nele antes da partida, para testar;

•             grade no rosto: proteção para a parte inferior do rosto. Evita que você quebre um dente, por exemplo;

•             joelheiras e cotoveleiras: proteções opcionais para garantir mobilidade e evitar lesões. Afinal, durante uma partida, o jogador se encontra em diversas situações complicadas;

•             protetor solar: a utilização de protetor solar é um dos principais cuidados para não queimar a pele, e seu uso se faz essencial, principalmente em dias de calor intenso. Como uma partida pode durar muito tempo, a exposição ao sol por muitas horas pode causar problemas.

Para iniciar a prática, o equipamento completo (armas e proteções) gira em torno de R$ 2.000,00. A partir daí, depende de quanto o operador se interessa em investir. Existem vários equipamentos e tipos de armas no mercado, que melhoram a experiência do esporte, hoje existem inúmeros grupos que praticam o esporte em todas as regiões do país.